segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Coadunando até o chão

Andei reclamando que estava sem assunto para postar aqui, tanto que cheguei até a publicar a poesia concreta do ovo frito, nascida do feliz acasalamento entre um erro de digitação e uma sinapse mal intencionada. Mas justo quando eu começava a suspeitar de que talvez tivesse direito a uma existência tranquila, coerente e lógica, novamente o bizarro voltou a me assolar, numa de suas formas mais nefastas.

Eis que decido exercer os meus direitos de cidadã e consumidora consciente durante o meu horário de almoço, dirigindo-me com toda pompa e circunstância ao Juizado Especial Cível da rua da Consolação, crente e estranhamente confiante de que 2h são tempo suficiente pra qualquer coisa na cidade de São Paulo.

Nem discuto a minha inocência ao achar que tudo se resolveria muito antes da minha bunda estabelecer ligações covalentes com a cadeira. Depois de já ter feito amizade com um velhinho separatista colega de primário do José Serra, e com a Dona Sueli e a filha Tati que foram agraciadas com o milagre da multiplicação das dívidas, minhas retinas fatigadas vislumbraram de longe estas palavras, brancas sobre vermelho:

"É expressamente proibida a entrada de pessoas trajando bermudas, camisetas regata, mini-blusas, calçando chinelos ou envergando qualquer outra indumentária que não se coadune com o decoro forense".

Todo um universo se abriu pra mim neste momento. Eu, já envergada na cadeira, nunca tinha pensado que pudesse envergar uma indumentária. E percebi que naquele momento eu envergava um vestido, enquanto os alegres moçoilos que aprendiam, com tanta leveza no semblante, a respeitar os ritmos da Justiça, envergavam ternos e gravatas.

Mas, já diria a sabedoria do povo, não basta envergar, tem que coadunar. Uma homenagem ao jargão jurídico, que salva do esquecimento palavras tão charmosas:

Coadunar: v.t. Reunir, formando um todo; incorporar / — V.pr. Combinar-se, conformar-se.

Presente do Indicativo
eu coaduno
tu coadunas
ele coaduna
nós coadunamos
vós coadunais
eles coadunam

Daí, eu lá envergando há mais de três horas, completamente coadunada à cadeira, esperando por um lampejo de decoro forense, penso: mas e o decoro verbal, minha gente??? Pensam que podem ficar envergando a língua portuguesa ao bel prazer???

Não apenas podem, como é certo que quem é capaz de usar tais palavras não dá ponto sem nó. Assim, depois de quatro horas de envergadura, entendi que é tudo parte de uma política de redução do trabalho: eu fico com vontade de nunca mais voltar e eles se poupam da fadiga.

Oh, mas eu quero voltar, sim, e sonho adentrar o recinto envergando traje nenhum, pra então gritar ao decoroso foro: "Aê! Enverga isso, agora!!!"

12 comentários:

Bearantes disse...

um velhinho separatista querendo separar o que de onde???

ah sim, chinelos sao coisas muito indecentes, afinal, os funcionarios, juizes e promotores devem sentir terriveis orgasmos ao vislumbrar dedinhos dos pés, especialmente depois de uma boa caminhada pelas ruas repletas de fuligem da cidade de sao paulo...

E Mari, voce conseguiu resolver sua bucha, afinal?

Mariana Marchesi disse...

Ah, ele queria separar o Brasil em 3 regiões: sul-sudeste, nordeste e norte-centroeste... O q me dá tristezinha por dentro.

Ele tb desdenhava dos meus conhecimentos gerais pq eu não sabia latim ou o nome do meio do José Serra, até q, para o meu deleite, surgiu o seguinte diálogo:

ELE - Vc sabe quem é o governador da Flórida?
EU - Não, não sei.
ELE - Ah, não sabe? (sorriso sarcástico)
EU - Não, não sei. (suspiro de impaciência)
ELE - É uma pessoa do mundo artístico, muito conhecida, tem certeza q não conhece?
EU - Não, não conheço.
ELE - É o Arnold Schuazenegger.
EU - Mas ele não é o governador da Califórnia?

Fatality.

Unknown disse...

Tem piores, vejam só:

“Declino à conspícua escrivania o presente encartado, com fincas ao dealbar nesta urbe do luculento arconte, que inaugura a comarca. Em 17 de maio de 2007. (ass.) Marcus Abreu de Magalhães, juiz substituto”.

Quando eu achar a tradução disso eu publico aqui...

Breno Soutto disse...

Huahuhuhuha


Mariana, te acoimpanho pelado e mando envergarem!

Na verdade, serei forensemente mais indecoroso: estarei pelado e de cinelos =O

Bearantes disse...

breno, mais indecente que isso, só se vc for pelado de meias, chinelos e óculos!

Mariana Marchesi disse...

Oba! Chinelo e meias!

Bearantes disse...

separatismo de cu é rola!
manda ele pra kosovo!!!! (bearantes, pau da vida com os separatismos e os vestidos do oscar)
alias, o kim nao vai comentar sobre o oscar, a festa do glamour e do champanhe com ovo frito?

Anônimo disse...

Mari,
sua revolta alegra o meu dia...uhahuahuha

Lívia disse...

GAAAAAAHHH!!! HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAAA!!!!

eu amo todos vocês!!

mas principalmente a mari... não foi à toa que nos casamos!!

agora sim, te devo um sorvete!

Mariana Marchesi disse...

Coadunai, ó mortais! E envergai-vos ao inexorável juridiquês!

Mariana Marchesi disse...

Lívia, vc não queria ser chamada de luculenta, assim, pela rua?

Agora, conspícua, aí não, aí já é xingar a mãe.

Bernardo disse...

Nunca tinha pensado em Coadunar como apelo erótico pra letras de axé.

Coadunar até o chão é o hit do momento.


Marchesi: modelo, atriz e axézeira da boquinha da garrafa.


Créu!